GRUPO RODOXISTO

Blog

Mais Recursos Para Pequenos Produtores

Mais recursos para pequenos produtores

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) vai disponibilizar, pela primeira vez em sua história, 25% dos recursos do Plano Safra a pequenos produtores.

Os recursos estão disponíveis entre 1º de julho de 2021 e 30 de junho de 2022. Para o Plano Safra 2021/2022, houve ampliação em 58% dos recursos disponibilizados ao Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), totalizando R$ 5,1 bilhões destinados a esses produtores – no Plano anterior, R$ 3,3 bilhões haviam sido destinados ao mesmo segmento.

Pensado para atender as necessidades dos pequenos e médios produtores, as taxas anuais do Pronaf são entre 0,5% e 4,5%, enquanto que nos programas destinados à agricultura empresarial, as taxas variam entre 5,5% e 8,5%. Para o presidente do BNDES, Gustavo Montezano, o desejo do Plano Safra é “atender cada vez mais produtores rurais, reduzindo o tíquete médio”.

Os recursos são disponibilizados para aquisição de marcas e equipamentos, projetos de investimento em sustentabilidade, irrigação, armazenagem e modernização do maquinário do produtor, entre outros.

O Pronaf possui diversos subprogramas destinados a questões específicas da agricultura familiar, como o Pronaf Mulher e o Pronaf Agroecologia.

Os pequenos produtores e agricultores familiares são responsáveis por empregar mais de 10 milhões de pessoas no Brasil. Suas áreas de plantio e produção correspondem a quase 25% da área total de todos os estabelecimentos agropecuários no Brasil, de acordo com o Censo Agropecuário de 2017/2018 realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IGBE).

O estudo ainda aponta que mais de 75% das propriedades rurais brasileiras pertencem à agricultura familiar. Esse tipo de agricultura produz cerca de 70% do feijão nacional, 34% do arroz, 87% da mandioca e mais de 40% da carne consumida dentro do país e é mais voltado para o mercado interno, diferente da produção de grandes propriedades rurais.

 

O que achou da leitura sobre mais recursos para pequenos produtores?

Fique por dentro das notícias aqui no nosso Blog

Nos acompanhe nas nossas redes sociais Instagram Facebook.

Compartilhe

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp