GRUPO RODOXISTO

Blog

Redução de desperdícios no campo

Redução de desperdícios no campo

ESTRATÉGIAS QUE AUXILIAM NA REDUÇÃO DE DESPERDÍCIOS NO CAMPO

 

Para quem investe e trabalha na produção agrícola, os inúmeros motivos que podem vir a afetar a sua rentabilidade são grandes preocupações. Em todos os processos que envolvem a produção, existem fatores que são críticos para o bom desenvolvimento de uma safra. Conheça algumas atitudes que podem fazer a diferença no campo:

 

Estudo completo do solo

Logo depois de realizar um estudo sobre a composição do solo e as suas características será possível identificar quais minerais e nutrientes estão presentes no campo e analisar a sua capacidade de água. Além disso, através desse estudo, é possível identificar qual a melhor escolha de adubo e fertilizante para aquela plantação.

 

Fatores climáticos

Um outro ponto primordial para garantir a boa rentabilidade da lavoura é o fator climático, pois cada vegetal apresenta um desenvolvimento diferente em determinada temperatura. Sendo assim, é importante conhecer as características de cada hortaliça e entender de que forma o clima poderá interferir em seu desenvolvimento.

 

Controle de pragas

Para realizar um eficiente controle de pragas, é fundamental conhecer as doenças que podem atingir as lavouras e quais as formas de controlá-las. Além disso, é importante conhecer as características de cada tipo de agrotóxico, porque cada um tem uma finalidade diferente, sendo possível que, quando não usado o produto ideal, ele não apresente o resultado esperado.

 

Tecnologia

Atualmente é possível contar com ferramentas tecnológicas que visam o melhor gerenciamento da produção e que façam a otimização dos recursos disponíveis. Um bom exemplo do uso da tecnologia no campo é conhecida como “agricultura de precisão”, que proporciona o manejo integrado de variáveis de espaço e tempo no cultivo, assim como os agricultores contam com o uso de softwares de gestão de dados de cadeia produtiva, entre outras soluções que podem ser aliadas na produção.

 

Cuidados com a logística

Se não for realizada com os devidos cuidados, é possível que ocorram grandes perdas e desperdício dos alimentos, por isso é necessário ter em mente que o cuidado vai além da fase de plantio e colheita.

 

Gostou da leitura sobre as estratégias que auxiliam na redução de desperdícios no campo

Fique por dentro das notícias aqui no nosso Blog

Nos acompanhe nas nossas redes sociais Instagram Facebook.

Compartilhe

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp