GRUPO RODOXISTO

Blog

Processo de beneficiamento dos alimentos

PROCESSO DE BENEFICIAMENTO DOS ALIMENTOS

A IMPORTÂNCIA DO PROCESSO DE BENEFICIAMENTO DOS ALIMENTOS

Com o intuito de realizar uma entrega de produtos que apresentem boa qualidade, o beneficiamento é um processo muito importante.  Sendo dividido em algumas etapas, ele acontece da seguinte forma:

RECEBIMENTO

Uma das etapas mais delicadas, o recebimento das frutas e hortaliças pode ser feito em tanques de água, sendo importante prezar pela qualidade da água utilizada, por outro lado uma outra opção é realizar o recebimento a seco, com o devido cuidado com a incidência de danos físicos.

TRANSFERÊNCIA

A transferência pode ser feita por esteiras bem como por roletes.

Com o intuito de evitar danos aos alimentos durante a sua transferência, é recomendado utilizar superfícies emborrachadas, para proteger de impactos; assim como uma outra opção é realizar o ajuste de velocidade das esteiras de funcionamento.

SELEÇÃO

Em nosso país, a seleção é realizada de forma que retire e elimine frutos e hortaliças danificados, com o intuito de frear a disseminação de doenças.

LIMPEZA

Uma das principais etapas,  pois ela vai influenciar diretamente na qualidade do produto, podendo ser feita com água ou escova, dependendo de sua classificação.

APLICAÇÃO DE CERA

A aplicação de cera deve ser realizada nas frutas, é comum que essa etapa seja realizada em frutas destinadas à exportação. Em algumas frutas, a não realização desse processo pode ocasionar perdas de água.

CLASSIFICAÇÃO

A classificação de frutas e hortaliças pode ser feita por peso (frutas), pela cor e diâmetro (frutas e hortaliças).

EMBALAGEM

As embalagens devem seguir as orientações do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), com opção de serem descartáveis ou retornáveis.

Quando descartáveis, elas devem ser recicláveis e, mas no caso das embalagens retornáveis, é necessário que sejam higienizadas a cada uso.

RESFRIAMENTO

É interessante que os alimentos passem por uma etapa de resfriamento, pois, por terem uma alta taxa metabólica, ainda existe a possibilidade de perda na qualidade do produto quando exposto a temperaturas não adequadas de armazenamento.

Esse processo pode acontecer antes ou depois da classificação das frutas e hortaliças.

CARREGAMENTO

O carregamento das frutas e hortaliças após a realização de sua classificação pode ser feito manualmente ou com o uso de “paleteiras”.

TRANSPORTE

Nessa etapa é importante que sejam priorizadas as condições de transporte, com o intuito de manter a qualidade das frutas e hortaliças.

CONSUMIDOR

Com o passar dos anos, os consumidores vêm se tornando cada vez mais rigorosos no que diz respeito à qualidade e origem dos produtos consumidos, portanto esses itens devem ser motivo de atenção.

Gostou do texto sobre o processo de beneficiamento de alimentos?

Fique por dentro das notícias aqui no nosso Blog

Nos acompanhe nas nossas redes sociais Instagram Facebook.

 

FONTE:https://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/artigos/a-importancia-do-beneficiamento-de-frutas-e-hortalicas,368b9e665b182410VgnVCM100000b272010aRCRD

Compartilhe

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp