Etapas principais da logística de distribuição

Em uma empresa, a logística de distribuição é um dos principais setores. Esse setor garante que as mercadorias cheguem aos destinos finais com máxima segurança e no prazo estabelecido, ela também diminui gastos através de estratégias específicas.

Uma pergunta muito comum, que pode vir à mente quando falamos de um setor tão importante, é: Quais as principais etapas da logística de distribuição?

Nós vamos tentar explicar cada uma dessas etapas:

1) Gestão de transporte

A gestão de transporte é a etapa em que se faz a análise dos custos e qual a forma mais rápida de transportar a mercadoria.  A partir disso, calculam-se as tarifas de frete cobradas dos clientes, levando-se em consideração a região de entrega, o fluxo de vendas e lucratividade.

Essa etapa é a base de toda e qualquer tomada de decisão quando o assunto é movimentação de cargas.

2) Checagem de cargas

A conferência de cargas é a etapa em que é conferida a quantidade, tipo e condições das embalagens nas cargas.

Caso os itens não passem pela checagem, pode haver descontentamento e devolução de compras por parte dos clientes, o que causa prejuízo ao distribuidor e ao varejista.

Códigos de barras e rastreamento dos produtos podem ser ferramentas importantes para aumentar a qualidade na entrega, segurança e resultados.

3) Controle de fretes

O controle de fretes é o processo em que se verifica a eficiência de atividades, como a expedição dos produtos e a execução da frota.

Além disso, é nessa etapa que é conferido se o dimensionamento da carga está de acordo com o veículo e se o tipo de transporte escolhido foi uma decisão realmente assertiva.

4) Análise de indicadores de desempenho

Esta é a atividade que identifica gargalos nos processos. Os chamados KPIs medem o nível de produtividade, prevenindo e minimizando prejuízos.

Temos com indicadores o tempo de trânsito, devoluções, exatidão nas notas de transporte, pontualidade na entrega. Esses números devem refletir a estratégia e meta estabelecidas na etapa de planejamento.

5) Roteirização de entregas

A roteirização de entregas é uma outra etapa da logística de distribuição essencial para que sua empresa alcance bons resultados.

 O trajeto influencia diretamente na eficácia da distribuição. Por isso, o investimento em instrumentos tecnológicos, geográficos e de navegação para a roteirização das entregas é vital. Com esses investimentos é possível identificar as melhores opções de trajetos e auxiliar a empresa no atendimento de mais clientes em menos tempo, minimizando custos sem comprometer a qualidade.

Nós, do Grupo Rodoxisto, atuamos com o agenciamento e segurança no transporte de cargas, e como operador logístico para ajudar seus processos.

Fale com a gente e descubra como podemos tornar melhor a vida da sua empresa.

Marketing Rodoxisto

Leia também

Transporte rodoviário: o que mudou em 2024

Sem categoria

Caminhoneiros: os heróis invisíveis da cadeia de suprimentos

Sem categoria

No dia 25 de julho comemoramos o Dia do Motorista.

Sem categoria

O trabalho na estrada exige grande resiliência e capacidade de adaptação.

Sem categoria

Há várias medidas que um caminhoneiro pode tomar para aumentar sua segurança na estrada: 

Sem categoria

8 dicas para manter o autocontrole e evitar conflitos no trânsito.

Sem categoria