GRUPO RODOXISTO

Blog

Câmara dos Deputados aprova MP

Câmara dos Deputados aprova MP para diminuir encargos sobre diesel e gás

Câmara dos Deputados aprova MP para diminuir encargos sobre diesel e gás

Aprovada pela Câmara dos Deputados na quarta-feira, 2 de junho, a Medida Provisória (MP) 1034 que aumenta as alíquotas sobre o lucro líquido de instituições financeiras (bancos) e também limita a isenção de pessoas com deficiência na compra de carros para bancar a desoneração sobre o gás e o diesel, ou seja, permitir o subsídio ao diesel e ao gás de cozinha.

Com a MP, as alíquotas de empresas de capitalização, cooperativas de crédito ou seguro privado aumentaram de 15% para 20% e as de bancos subiram de 20% para 25% até o dia 31 de dezembro de 2021.

O texto está em vigor desde a data de sua publicação, em 1 de março deste ano, e foi enviado para aprovação do Congresso. A taxa volta ao normal (15%) a partir de 1º de janeiro de 2022.

O Governo Federal argumentou que as medidas são para cumprir a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), que exige a compensação das renúncias de receitas, uma vez que em março deste ano um decreto do Executivo zerou as alíquotas (PIS/Pasep e Cofins) que incidem na comercialização e importação do óleo diesel e também do gás de cozinha.

Com a MP, o Governo projeta um impacto positivo de R$3,2 bilhões na arrecadação. A isenção do gás de cozinha será permanente.

A medida também encerra o Regime Especial da Indústria Química (Reiq), mas, para evitar um possível impacto nas medidas de combate ao Covid-19, a MP presume um crédito para empresas fabricantes de produtos utilizados em hospitais ou no ramo da saúde.

Na prática, algumas das possíveis consequências da MP englobam o aumento dos juros sobre empréstimos e do valor de seguros privados, mas também a redução tributária sobre o diesel e gás de cozinha.

Como a medida já está em vigor desde 1º de março, podemos observar alguns efeitos: a isenção tributária no gás de cozinha significa, aproximadamente, o valor de menos R$ 2,00 por botijão.

Gostou da leitura sobre a Câmara dos Deputados aprova MP para diminuir encargos sobre diesel e gás?

Fique por dentro das notícias aqui no nosso Blog

Nos acompanhe nas nossas redes sociais Instagram Facebook.

 

Fonte: https://www12.senado.leg.br/noticias/materias/2021/04/26/prorrogada-mp-que-aumenta-taxacao-sobre-bancos-para-desonerar-diesel-e-gas

Compartilhe

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp