GRUPO RODOXISTO

Blog

Técnica de Produção de Hortaliças sem Solo

a técnica de produção de hortaliças sem solo

HIDROPONIA: A TÉCNICA DE PRODUÇÃO DE HORTALIÇAS SEM SOLO

A técnica de produção de hortaliças conhecida como hidroponia teve seu início há alguns anos, com o passar do tempo, ela veio se aperfeiçoando, até chegar ao que conhecemos hoje em dia.

Para quem ainda não conhece, na hidroponia, as hortaliças são produzidas em um sistema aquático, utilizando soluções de nutrientes minerais em água, não sendo necessário o uso do solo.

Atualmente, quase todas as culturas podem ser cultivadas em hidroponia.

Na Plataforma Hidropônica, disponibiliza-se quais são as hortaliças mais produzidas pelo sistema.

Hortaliças folhosas, plantas condimentares, medicinais, ornamentais, frutíferas e forrageiras são apontadas como as mais produzidas e com crescimento rápido mais adequado.

Além das espécies citadas, também pode ser cultivado o agrião, almeirão, brócolis, berinjela, coentro, cebolinha, couve, manjericão, menta, rúcula, salsa, abobrinha, feijão-vagem, morango, melancia, melão, pimentão, pepino, repolho, brotos, microvegetais, alecrim e boldo.

É importante ressaltar que o produto orgânico não é considerado hidropônico, pelo motivo de que atualmente a produção realizada em estufas e locais sem solo não se enquadra nas diretrizes da produção orgânica.

Um outro ponto interessante é que, como acontece nos vegetais produzidos no sistema orgânico, na produção hidropônica não ocorre a alteração da composição nutritiva dos alimentos, quando comparada com a produção convencional.

Algumas das vantagens oferecidas pelo sistema hidropônico são: uso de água mais eficiente, produção aumentada de 3 a 10 vezes na mesma quantidade de espaço, menor tempo entre a colheita e o consumo (aumentando o valor nutricional do produto final), sem a presença de ervas daninhas, sem pragas e menos pesticidas.

Apesar de existirem alguns fatores que acabam por limitar o seu uso, como: investimento alto, ser vulnerável a quedas de energia, a necessidade de monitoramento e manutenção constantes e a existência de algumas doenças transmitidas pela água, com o manejo correto das plantas, da água e da solução nutritiva, esses desafios deixam de ser empecilhos para essa forma tão produtiva de cultivo.

Gostou da leitura sobre a técnica de produção de hortaliças sem solo?

Fique por dentro das notícias aqui no nosso Blog

Nos acompanhe nas nossas redes sociais Instagram Facebook.

 

FONTE: https://saberhortifruti.com.br/hidroponia/

Compartilhe

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp