GRUPO RODOXISTO

SISTEMAS DE PREPARO DO SOLO

GRUPO RODOXISTO

Blog

SISTEMAS DE PREPARO DO SOLO

SISTEMAS DE PREPARO DO SOLO

Saiba quais são os sistemas de preparo do solo 

Primordialmente para ter um bom desenvolvimento das culturas escolhidas para o plantio é o preparo do solo escolhido.

Nesse processo pode e deve ser feita a suplementação do solo, a remoção de pragas, entre outros. Mas, além disso, existem alguns sistemas que podem ser utilizados no preparo do solo.

Convencial

Nesse tipo de preparo, é necessário que o produto realize ao menos uma aração e duas gradagens no solo. Um dos benefícios que esse sistema oferece é garantir um melhor controle de pragas, contudo, além de deixar o solo sem torrões, promovendo um melhor desenvolvimento das sementes.

Direto

Considerado como um sistema menos agressivo para o meio ambiente, ele tem como base os princípios da cobertura permanente do terreno, assim como a rotatividade das culturas.

Semidireto

O plantio direto é realizado diretamente sobre a superfície do solo, através de uma semeadora especial.

Cultivo mínimo

Dentre todos os tipos de sistemas de preparação do solo apresentados, o semidireto é o que menos apresenta necessidade de mão de obra, combustível e gasto com máquinas.

Além disso, o solo mantém uma maior capacidade de retenção de água na superfície e há uma redução na pulverização.

Além desses sistemas apresentados, é importante ressaltar que algumas etapas são necessárias para o preparo do solo, como: aração, escarificação, subsolagem e gradagem.

A aração consiste em inverter as camadas da terra, com o auxílio de um arado, promovendo o aumento dos níveis de oxigenação da matéria orgânica; a escarificação pode feita como uma alternativa à aração.

A subsolagem é uma descompactação do solo que se mostra um pouco mais profunda, em comparação com a escarificação. Uma de suas indicações é para solos que têm camadas superiores que impedem o fluxo de água em profundidades maiores que 30 cm.

Por fim a última etapa, conhecida como gradagem, tem como objetivo quebrar os torrões deixados pelas etapas anteriores, deixando a terra mais plana e uniforme.

Gostou da leitura sobre: Sistemas de preparo do solo?

Fique por dentro das notícias aqui no nosso Blog

Nos acompanhe nas nossas redes sociais Instagram Facebook.

 

FONTE: https://blog.agrosomar.com.br

Compartilhe

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp