GRUPO RODOXISTO

Blog

Produção de hortaliças em meio à pandemia

produção de hortaliças em meio à pandemia

CENÁRIO DA PRODUÇÃO DE HORTALIÇAS EM MEIO À PANDEMIA

Mesmo as hortaliças sendo as principais fontes de vitaminas, sais minerais, fibras e antioxidantes, durante a pandemia os produtores estão passando por momentos muito instáveis de produção e consumo. A situação faz com que eles não consigam se planejar então isso acaba afetando muito a organização financeira deles.

Por conta da COVID-19 e pelo fato de os números da doença e a ocupação dos leitos estarem sempre mudando, há tempos em que está tudo aberto, bares e restaurantes funcionando normalmente e, do dia para a noite, são obrigados a fecharem as portas por um tempo. E então os produtores deixam de receber encomendas certeiras do dia para a noite. Toda a cadeia de compras precisa ser refeita.

O que está conseguindo fazer com que eles se mantenham é que alguns fornecedores cancelam, enquanto outros precisam reforçar as encomendas. Por exemplo, em dias em que restaurantes e bares não abrem, o consumo das hortaliças aumenta, pois as pessoas se veem mais dispostas a cozinhar e inserir esse alimento na mesa de qualquer forma.

Uma cidade que vem sofrendo bastante impacto é Ibiúna, no interior de São Paulo. Os produtores de hortaliças sofrem com o abre e fecha de bares, restaurantes igualmente com escolas. No município, há cerca de 5 mil agricultores e todos tiveram que reduzir sua plantação. Eles relatam também o aumento no custo dos insumos. Logo, a produção e a venda diminuíram e o custo aumentou.

Nesta parte do estado de São Paulo, existe o cinturão verde, do qual este município também participa e, a cada cinco pés de alface produzidos lá, pelo menos um é de Ibiúna. Alguns produtores chegaram a reduzir a produção pela metade.

Esta é apenas uma das regiões afetadas pela pandemia e, como os casos oscilam no Brasil todo, são diversas regiões afetadas e prejudicadas. No entanto, mesmo com diversas mudanças durante este ano de pandemia, o consumo de hortifrútis continua chegando até a mesa dos brasileiros e eles não abrem mão. Esse é o fato que faz com que os produtores até enfrentem dificuldades, mas continuam tendo como e por que trabalhar.

 

Gostou da leitura sobre o Cenário da produção de hortaliças em meio à pandemia?

Fique por dentro das notícias aqui no nosso Blog

Nos acompanhe nas nossas redes sociais Instagram Facebook.

 

Fonte: https://www.embrapa.br/busca-de-noticias/-/noticia/52561599/artigo—comercializacao-e-consumo-de-hortalicas-durante-a-pandemia-do-novo-coronavirus

https://g1.globo.com/economia/agronegocios/globo-rural/noticia/2021/05/02/produtores-de-hortalicas-de-ibiuna-enfrentam-dificuldades-com-pandemia.ghtml

Compartilhe

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp