GRUPO RODOXISTO

Blog

PLANO NACIONAL DE LOGÍSTICA

PLANO NACIONAL DE LOGÍSTICA

COM PLANO NACIONAL DE LOGÍSTICA, A PROJEÇÃO É DE EFICIÊNCIA EM PROJETOS DE INFRAESTRUTURA NO PAÍS

Durante o webinário promovido no dia 20/04 pela Secretaria de Fomento, Planejamento e parcerias do MInfra e pela Empresa de Planejamento e Logística (EPL), foi apresentada a elaboração do Plano Nacional de Logística (PNL) 2035, possibilitando uma nova projeção para os profissionais do segmento.

Vale ressaltar que é a partir desse documento que é possível estabelecer uma política de infraestrutura no país e assim aumentar a eficiência dos projetos de infraestrutura elaborados no país.

Desenvolvido através de um diagnóstico técnico sobre a matriz de transportes brasileira e suas principais demandas e visto como referencial, o PNL possibilita a identificação de necessidades, oportunidades e futuras ofertas de capacidade dos subsistemas de transporte.

Segundo o ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, o PNL é uma ferramenta muito importante para a elaboração do Orçamento da União e do programa de infraestrutura nacional.

É importante destacarmos que as projeções feitas não se limitam ao transporte terrestre, durante o webinário, o diretor-presidente da EPL, Arthur Lima, ressaltou que os cenários apresentados no PNL são base para construção dos Planos Setoriais, sendo divididos nos segmentos de transporte portuário, aquaviário, aeroviário e o transporte terrestre.

Como exemplo dos pontos observados no Plano Nacional de Logística, está a percepção do aumento da participação do modo ferroviário na matriz de transporte, de aproximadamente 21% para quase 33% em termos de TKU, em 2035.

Esse aumento se dará por conta dos projetos de concessão da Fiol 1 e 2 e a Ferrogrão e, se considerar a conclusão da Fiol 3, esse aumento poderá chegar a 36%.

Ao pensarmos em todos os segmentos de logística inclusos nessas projeções, o cenário é propício para crescimento e desenvolvimento.

Você sabia que é possível participar da discussão sobre o plano nacional? Acesse a página do PNL pela plataforma Participa + Brasil, do Governo Federal.

Fique por dentro das notícias aqui no nosso Blog

Nos acompanhe nas nossas redes sociais Instagram Facebook.

 

 

 

FONTE: https://www.abtc.org.br/index.php/noticias/noticias-do-setor/item/6842-plano-nacional-vai-aumentar-eficiencia-dos-projetos-de-infraestrutura-no-pais

https://www.gov.br/infraestrutura/pt-br/assuntos/noticias/plano-nacional-vai-aumentar-eficiencia-dos-projetos-de-infraestrutura-no-pais

Compartilhe

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp