GRUPO RODOXISTO

OS BENEFÍCIOS DA METEOROLOGIA DE PRECISÃO

GRUPO RODOXISTO

Blog

OS BENEFÍCIOS DA METEOROLOGIA DE PRECISÃO

Os benefícios da meteorologia de precisão

Saiba quais são os benefícios da meteorologia de precisão para a agricultura

Nos últimos anos, o avanço tecnológico no agronegócio tem se tornado cada vez maior, facilitando o dia a dia do agricultor, além de proporcionar a diminuição de perdas no campo. Entre todas as ferramentas disponíveis, podemos citar uma que faz a diferença e é muito importante, a meteorologia de precisão.

Os formatos anteriores que realizavam uma previsão do tempo eram feitos por modelos que acabavam por considerar pontos com espaços entre si, que aumentavam a probabilidade de erros.

Com o auxílio das novas tecnologias, esse processo passou a contar com um espaço menor de distância entre um ponto e outro, fazendo com que a chance de erro seja menor.

O seu grande diferencial se dá exatamente por isso, por ela permitir que a distância entre um ponto de avaliação ao outro seja menor, fazendo com que a análise na área escolhida seja feita com maior exatidão, possibilitando que seja possível fazer a previsão de até mesmo um bairro. Levando isso para a agricultura, é interessante pontuar que essa previsão poderá ser feita para área da propriedade, facilitando a tomada de decisões do produtor.

Uma confiável precisão do tempo apresenta os seguintes benefícios para a agricultura:

Redução de perdas

A redução de perdas é considerada como uma das grandes vantagens da meteorologia de precisão, isso porque, através dela, é possível realizar um melhor planejamento das ações. Um bom exemplo é que, no caso de pulverização no campo, quando existe uma previsão de chuva, é possível se antecipar, não aplicando nas áreas que não se mostram adequadas.

Diminuição de danos ao solo

Para a proteção e um desenvolvimentos seguro das plantações, é preciso o uso de alguns defensivos.

Quando estes são aplicados próximo da chegada de uma chuva, é possível que os produtos sejam lavados, consequentemente, levando o produto embora e deixando o solo impróprio para o plantio.

Precisão na tomada de decisões

Com um melhor entendimento sobre o comportamento do tempo, é possível fazer uma melhor tomada de decisão, desde o melhor dia para o plantio, até mesmo para a aplicação de defensivos.

 

Gostou da leitura sobre: Os benefícios da meteorologia de precisão para a agricultura?

Fique por dentro das notícias aqui no nosso Blog

Nos acompanhe nas nossas redes sociais Instagram Facebook.

 

FONTE: https://blog.agrosomar.com.br/meteorologia-de-precisao-por-que-adotar-na-fazenda/

 

 

Compartilhe

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp