GRUPO RODOXISTO

Novas Variedades de Alho Livres

GRUPO RODOXISTO

Blog

Novas Variedades de Alho Livres

Novas Variedades de Alho Livres

Novas variedades de alho livres de vírus e microorganismos.

A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) anunciou o lançamento de novas variedades de alho livres de vírus e microomicrorganismos nocivos da planta.

São tipos que pertencem ao grupo chamado de alho seminobre – apesar da menor aceitação comercial por sua aparência, possuem aroma e sabor (qualidade condimentar) superior às outras variedades de alho.

A invenção está em fase de teste e experimentação em áreas de produção e validação na Bahia, no Distrito Federal, no sul de Minas Gerais e em São Paulo.

Os resultados apontam para o aumento da oferta de novas variedades de alho livres de vírus e microrganismos com qualidades promissoras para o sistema de cultivo, pois os tipos não necessitam de vernalização (técnica que expõe sementes ou plantas a baixas temperaturas para acelerar o desenvolvimento e colheita) e não exigem controle rígido de irrigação e adubação.

De acordo com o pesquisador Francisco Vilela, coordenador do programa Alho Livre de Vírus (ALV) da Embrapa Hortaliças (Distrito Federal, Brasília), o objetivo é disponibilizar esses tipos desenvolvidos para pequenos produtores como agricultores familiares e produtores orgânicos.

Os testes inclusive vêm sendo feitos já na agricultura familiar, que constataram um ótimo desempenho – mais de 20 toneladas por hectare no sistema de plantio convencional.

No sistema orgânico, a produtividade, apesar de alta, não atingiu o desempenho do sistema convencional – o registro foi de 7 a 11 toneladas por hectare no Distrito Federal e na Bahia.

A Embrapa aguarda os resultados desse sistema em Minas Gerais e São Paulo.

De acordo com o pesquisador, essa colheita aponta “um nível de produtividade geralmente alcançado apenas com alhos nobres e por produtores altamente tecnificados da região do Cerrado”.

A Embrapa pretende finalizar os testes e processos de validação e concluir os processos burocráticos em 2022, disponbilizando esse material para os agricultores em geral em 2023.

 

O que achou da leitura sobre novas variedades de alho livres de vírus e microorganismos.?

Fique por dentro das notícias aqui no nosso Blog

Nos acompanhe nas nossas redes sociais Instagram Facebook.

Fonte

Compartilhe

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp