GRUPO RODOXISTO

Nova lei de trânsito relacionada com ciclistas

GRUPO RODOXISTO

Blog

Nova lei de trânsito relacionada com ciclistas

Nova lei de trânsito relacionada com ciclistas

Nova lei de trânsito relacionada com ciclistas entra em vigor no mês de abril

A lei 14071/20 altera o Código de Trânsito Brasileiro e entra em validade neste mês.

O ciclista que for ultrapassado por um veículo que não reduzir sua velocidade de forma compatível com a segurança no trânsito estará protegido por esta lei, que aumentará a gravidade da infração para o condutor.

Antes, a infração era considerada grave e, a partir do dia 12 de abril, será classificada como gravíssima. Sua multa será aumentada de R$ 195,23 para R$ 293,47. Ela consistirá em: “Deixar de reduzir a velocidade do veículo de forma compatível com a segurança do trânsito ao ultrapassar ciclista é infração: gravíssima.”

Eliane Pietsak, especialista em educação no trânsito, afirma que, apesar de a infração existir, a sua fiscalização é quase inexistente. Ela acredita que a solução seja educar os condutores a respeito para terem um cuidado necessário com os ciclistas.

Em torno de 13 mil ciclistas já perderam a vida no Brasil nos últimos 10 anos, conforme a Associação Brasileira de Medicina de Tráfego (Abramet). Essas mortes estão concentradas nos estados de São Paulo, Paraná e Santa Catarina. Esses dados foram coletados do Ministério da Saúde.

Pietsak também afirma que “Quando o cidadão está dirigindo, muitas vezes desrespeita o espaço do ciclista, sem levar em conta sua fragilidade. Quando larga a armadura que o veículo proporciona e pega uma bicicleta, volta a sentir na pele a fragilidade do ciclista: reclama, disputa espaço e entra em conflito com motoristas. Apesar disso, depois que retoma o papel de motorista, rapidamente volta a desrespeitar os ciclistas”.

Para ela, cada pessoa tem objetivos e necessidades divergentes, transformando o trânsito em um ambiente conflituoso. Colocar-se no lugar do outro é a melhor maneira para se criar um ambiente de respeito e empatia com os outros.

Os ciclistas também devem respeitar a legislação a fim de aumentar a segurança no trânsito. Eles precisam andar somente em ciclovias, ciclofaixas ou borda de pistas. Lembrando que é proibido transitar em calçadas. Além de precisarem ter a sinalização noturna em dia.

Respeite a nova lei de trânsito relacionada com ciclistas

Fique por dentro das notícias aqui no nosso Blog

Nos acompanhe nas nossas redes sociais Instagram Facebook.

https://www.portaldotransito.com.br/noticias/nova-lei-de-transito-a-partir-de-abril-deixar-de-reduzir-a-velocidade-ao-ultrapassar-ciclista-sera-infracao-gravissima/

Compartilhe

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp