GRUPO RODOXISTO

Blog

Maio Amarelo: Responsabilidade e Conscientização!

MAIO AMARELO: RESPONSABILIDADE E CONSCIENTIZAÇÃO!

MAIO AMARELO: RESPONSABILIDADE E CONSCIENTIZAÇÃO!

O movimento internacional que ficou conhecido como “Maio Amarelo” tem como objetivo promover uma maior conscientização sobre o violento índice de acidentes de trânsito, traçando ações para a redução de acidentes e um trânsito mais seguro.

Com a união entre o Poder Público e a sociedade civil, a segurança viária se torna pauta, colocando em evidência e mobilizando a sociedade em prol da luta por segurança, estimulando a participação dos órgãos governamentais, empresas, entidades de classe, associações, federações e sociedade civil organizada.

A escolha do mês de maio para se tornar referência de conscientização da importância de um trânsito mais responsável foi feita pela ONU em 11 de maio de 2011, quando foi decretada a Década de Ação para Segurança, documento elaborado com base em um estudo da OMS (Organização Mundial da Saúde), que, como resultado, contabilizou, em 2009, cerca de 1,3 milhão de mortes por acidente de trânsito em 178 países, além disso, foi informado que aproximadamente 50 milhões de pessoas sobreviveram com sequelas. O amarelo foi escolhido como a cor oficial da campanha por representar atenção e também a sinalização e advertência no trânsito.

Segundo a OMS, é estimado que, se não houver mudança de comportamento em prol de um trânsito mais seguro, é esperado que, até o ano de 2030, 2,4 milhões devem morrer em decorrência do cenário violento, além disso, é estimado que, nesse período, cerca de 20 milhões a 50 milhões de pessoas sobreviverão aos acidentes com sequelas.

Em parceria com o Observatório Nacional de Segurança Viária (ONSV), o Departamento Nacional de Trânsito (DENATRAN), no decorrer do mês de maio, vem coordenando ações de conscientização, como o incentivo à utilização das passarelas, faixas elevadas e faixas pedestres, além de alertar condutores sobre a importância do respeito às sinalizações e cuidado com todos os vulneráveis no trânsito.

 

Lembre-se, um trânsito mais seguro é responsabilidade de todos! Maio Amarelo: Responsabilidade e conscientização

 

Gostou da leitura sobre o tema deste ano para o Maio Amarelo: Responsabilidade e Conscientização!

Fique por dentro das notícias aqui no nosso Blog

Nos acompanhe nas nossas redes sociais Instagram Facebook.

 

FONTE: https://www.gov.br/infraestrutura/pt-br/assuntos/transito/noticias-denatran/maio-amarelo-2021

 

Compartilhe

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp