GRUPO RODOXISTO

INFRAÇÕES X PONTUAÇÃO NA CARTEIRA

GRUPO RODOXISTO

Blog

INFRAÇÕES X PONTUAÇÃO NA CARTEIRA

INFRAÇÕES X PONTUAÇÃO NA CARTEIRA

INFRAÇÕES X PONTUAÇÃO NA CARTEIRA: SAIBA QUAIS SÃO AS MUDANÇAS NO CTB

Você sabia que existem algumas infrações de cunho administrativo que não pontuam na CNH? Isso mesmo, diferentemente do que muitas pessoas pensam, existem algumas infrações que estão mais ligadas à parte burocrática, mas não sempre foi dessa forma. O motivo para isso é uma mudança no Código de Trânsito Brasileiro (CTB), em vigor desde o mês anterior.

Vale lembrar que se enquadram nessa categoria as infrações relacionadas com as características do veículo, porte de documento e placas em desacordo.

Uma outra novidade é que agora, caso o motorista esteja dirigindo sem portar a CNH e o Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV), não serão gerados pontos na carteira, mas ainda vai continuar valendo a autuação, no valor de R$ 88,33, podendo ser feita a retenção do veículo e exigida a apresentação do documento. Existe uma outra situação: no caso das infrações autossuspensivas, devido à gravidade da multa, não são contabilizados pontos, mas o condutor tem a sua CNH suspensa.

Apesar das mudanças, é importante ter em mente que os cuidados devem ser os mesmos, conforme o diretor-presidente do Detran, Neto Mascellani: “não é porque algumas infrações deixaram de pontuar que o condutor poderá abusar, até porque o pagamento das multas continua sendo obrigatório, então acho que vale a consciência de cada um, a boa conduta do cidadão e que isso não traga como consequência o desrespeito à Legislação de Trânsito.”

Além disso, houve uma mudança na pontuação da CNH, em que foi estabelecido um novo limite, sendo:

– 20 pontos: no período de 12 meses, com duas ou mais infrações gravíssimas.

– 30 pontos: no período de 12 meses, com uma infração gravíssima.

– 40 pontos: no período de 12 meses, sem nenhuma infração gravíssima.

Outro ponto que deve ser reforçado é que, apesar de algumas infrações não somarem pontos para a carteira, isso não tira do condutor a responsabilidade pelo pagamento das multas, sendo que condutores que não realizarem esse pagamento não podem fazer o licenciamento de seus veículos.

Gostou da leitura sobre: Infrações x pontuação na carteira?

Fique por dentro das notícias aqui no nosso Blog

Nos acompanhe nas nossas redes sociais Instagram Facebook.

 

FONTE: https://setcesp.org.br/noticias/multa-pontuacao-cnh-detran/

Compartilhe

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp