GRUPO RODOXISTO

Como encontrar um sócio para minha startup?

GRUPO RODOXISTO

Blog

Como encontrar um sócio para minha startup?

Como encontrar um sócio para a minha startup?

Segundo a pesquisa “Causa da mortalidade das startups brasileiras” da Fundação Dom Cabral (2015) os dois critérios que mais influenciam para a fechamento de uma startup envolvem questões societárias.

A escolha dos membros de uma equipe é uma das questões mais decisivas entre o sucesso e o fracasso em uma startup.

Existe um consenso no mercado sobre quais devem ser os componentes de uma startup de sucesso:

  • Um desenvolvedor;
  • Um vendedor;
  • Um “marketeiro”
  • Um designer.

Essa “regra implícita é assim por que sócios complementares tem mais chances de sucesso. A “química” tem que tanto no aspecto técnico quanto no comportamental.

A primeira coisa que você deve se perguntar antes de saber como encontrar um sócio para a sua startup é:

Por que você precisa de um sócio?

Existem algumas respostas possíveis para essa pergunta:

  • Eu preciso de um sócio investidor que entre com capital;
  • Eu preciso de um sócio programador que me ajude a desenvolver o produto;
  • Eu preciso de um sócio para aumentar minha capacidade produtiva (mão de obra);
  • Eu preciso de um sócio em outra área estratégica da minha startup (marketing, vendas, etc).

É importante ter o objetivo bem definido antes de sair por ai procurando um candidato a sócio.

Se você não sabe por que precisa de um sócio, corre o risco de acabar anexando a sua startup uma pessoa que não agrega nada ao negócio.

Tem o objetivo definido e o impacto da aquisição para o negócio, vamos falar sobre formas de encontrar um sócio. Eu diria que “encontrar” um sócio não é o problema, mas sim achar a pessoa certa.

O “match” precisa levar em conta vários fatores como: ter a mesma visão, alinhamento de valores, capacidade técnica e comportamental (principalmente).

Isso é assunto para outro post, a seguir vamos falar sobre onde encontrar pessoas com maior chance de estarem alinhadas ao seu negócio.

Hackathons e Startup Weekends

Como encontrar um sócio para minha startup? Que tal procurar em um lugar onde as pessoas estejam desenvolvendo startups?

Os hackathons e startup weekends são ótimos lugares para encontrar pessoas com o perfil de empreendedor de startup.

Nesses eventos você tem a oportunidade de trabalhar junto com as pessoas durante 24, 48 ou 72 horas. Esse é um bom teste de sinergia e relacionamento entre as pessoas.

Além disso, é bem diferente convidar para a equipe alguém que já entende o que é uma startup.

Você poupa muitas explicações sobre conceitos básicos.

Para quem não é do meio você vai precisar de um tempo para convencer a pessoa que “sim, primeiro a gente tenta vender, depois a gente desenvolve”.

Eventos focados em networking

Garanto, se você tem uma conta no Facebook diariamente pipocam convites para eventos, palestras sobre marketing digital, painéis sobre produtividade, grupos de programadores, etc.

Esses eventos, além de ser um ótimo lugar para conhecer pessoas do ecossistema, também é um lugar cheio de sócios em potencial.

Pense assim, se uma pessoa saiu do trabalho e fez o esforço de estar ali, recebendo conteúdo e compartilhando conhecimento, ela já ganha alguns pontinhos na escala “sócio em potencial”.

Existem boas plataformas para encontrar esses eventos, o Sympla e o Eventbrite são bons exemplos. Procure por eventos de networking na sua cidade, imprima alguns cartões de visita e vá a luta.

Meetups temáticas

Você já ouviu falar de uma plataforma chamada Meetup? O Meetup é um site onde as pessoas montam grupos temáticos sobre um assunto e fazem reuniões com alguma frequência, para compartilhar aprendizados, tirar dúvidas, etc.

Essa plataforma é especialmente utilizada por quem trabalha com inovação e tecnologia. Você encontra lá, desde grupo de programadores Java até grupo de empreendedores de Construtechs.

Acesse o site e procure na sua cidade algum grupo na área da sua ideia, se você não encontrar um sócio, pelo menos vai receber diversos feedbacks sobre a sua ideia.

Falando da sua ideia

Se você quer encontrar um sócio para a sua startup você terá que falar da sua ideia.

Conte o que você quer fazer para o maior número de pessoas possível, peça opiniões (principalmente para pessoas da área), use a pergunta mágica: o que você faria de diferente?

Eu sei, nesse momento você deve estar pensando: e se roubarem a minha ideia? Eu tenho duas respostas para isso.

  1. Se você pesquisar bem, provavelmente, alguém em algum lugar no mundo já fez o que você está tentando fazer. Raramente você será o primeiro (é difícil, mas não impossível).
  2. Já parou para pensar que quando você lançar o produto você vai querer que todo mundo fique sabendo? E quando isso acontecer a sua ideia pode (e se for boa será) copiada instantaneamente por dezenas de pessoas?

Se preocupe menos em ser copiado e mais em executar. A dica é essa.

Em grupos na internet

Procure por sócios na internet! Existem vários grupos interessantes no Linkedin e no Facebook.

Mas tome cuidado em “como” você faz isso.

Não seja o cara que posta: procuro parceria para uma ideia milionária.

Isso não é atrativo, apenas parece que não sabe do que está falando ou está dando um golpe.

Explique o que você quer fazer, não precisa dar muitos detalhes e chame para conversar no inbox. Você vai receber críticas?

Com certeza, o ecossistema brasileiro ainda é bem tóxico, geralmente quem te critica nunca começou um negócio na vida. Então, não alimente os trolls.

Outra coisa, quando você me pergunta “como encontrar um sócio para minha startup?” eu entendo que você está a procura de um sócio. Não de uma “parceria” e nem de um empregado.

Primeiro que parceria não existe, é uma desculpa para ter alguém trabalhando pra você sem receber e em segundo lugar, não pense que você vai encontrar um sócio que você vai mandar e ele vai trabalhar.

A sua ideia, na sua cabeça não tem valor NENHUM. Se você não ter mais para oferecer do que uma ideia dificilmente você encontrará um sócio.

Conclusão: como encontrar um sócio para minha startup?

Se você realmente quer um sócio, o meu conselho é: seja a pessoa com quem outras pessoas querem trabalhar. As vezes a sua ideia pode nem ser tão boa, mas se você tiver a mentalidade certa, pessoas boas do seu lado, em algum momento vocês vão ter sucesso.

Uma sociedade é algo tão complexo quanto um casamento, envolve confiança, reputação, relacionamento diário e dinheiro.

Coisas que são bem complicadas de lidar quando você não tem maturidade.

Não é por acaso que um dos maiores motivos para mortalidade das startups é a briga entre sócios.

Espero que tenha respondido a sua pergunta: como encontrar um sócio para a minha startup.

Ainda precisando de ajuda? Deixe suas dúvidas aqui nos comentários.

Um abraço.

Compartilhe

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp